Parceiro Loja Anime Yours

Animação 3D: Arte Ou Coisa de Quem Não Sabe Desenhar? (Parte 2)


Bom, vou falar agora um pouco sobre o surgimento da animação 3d. Você sabe como surgiu?

Bem, foi na década de 90 que animação 3D deu os seus primeiros passos. A tecnologia surge através de simuladores de vôo e efeitos especiais para alguns filmes.
Mas bem antes disso William Fetter foi creditado com a cunhagem do termo computação gráfica em 1960, para descrever o seu trabalho na Boeing. Uma das primeiras amostras de animação 3D foi Futureworld (1976), que incluiu uma animação de um rosto humano e mão - produzido por Ed Catmull e Parke Fred na Universidade de Utah, EUA.



Futureworld: pode-se dizer que foi onde tudo começou. No intrigante cartaz: "Isso é você...ou VOCÊ é você?"

As novas tecnologias no ramo da animação entram com força total no caminho da computação gráfica. O desenvolvimento desta tecnologia foi tão rápido, que provocou um novo olhar positivo tanto para o público quanto para os produtores de animação, um dos primeiros desenhos a serem feitos com o uso da técnica 3D, vejam vocês, foi um filme brasileiro chamado Cassiopéia (1994)! Mas infelizmente tal animação brazuca não foi reconhecida como o primeiro longa-metragem em 3D. Quem ficou com o título foi a animação Toy Story (1995), produzida em uma parceria entre os estúdios Pixar e Walt Disney. A animação Toy Story foi sucesso de bilheteria. O contentamento do publico foi tanto que fomentou a retomada dos filmes de animação. A partir dai houve uma verdadeira explosão de novas produções como Vida de Inseto (1998), Monstros S.A (2001) dentre outros. Uma das causas do aumento das produções está na facilidade de se fazer uma animação 3D com os recursos da computação gráfica.



Cassiopéia: um dos primeiros filmes (ou primeiro) de animação 3D de todos os tempos é brazuca!

Tomando por base o modo clássico de produção, para a realização de uma animação 2D
é necessário uma equipe numerosa que realize uma quantidade muito grande de
desenhos. A tecnologia digital, sendo em 2D ou 3D reduz o tempo de execução e
finalização das animações. O uso de novos sistemas para animação criados pelos
softwares proporcionaram ao animador conforto, agilidade e praticidade. Deste modo as
animações 3D garantiram seu espaço, tornando-se frequentes. Já as animações em 2D
tiveram quedas consideráveis de produção nos últimos anos.

Bom, com o surgimento do 3D as animações 2D realmente despencaram em produção, mas isso tomando como base um todo. Ou será que os animes atuais perderam seu traço tão marcante e até mesmo de identidade?

Bom, depois de aprender tanto sobre animação 3D nada melhor que assistir bons títulos em 3D! Quem aí ficou com vontade? Então aqui vai uma lista com ótimos títulos para você assistir:


Final Fantasy VII: Advent Children

Karas

Appleseed

Halo

Vexille


ATENÇÃO! NEM TODAS AS ANIMAÇÕES CITADAS SÃO COMPLETAMENTE FEITAS EM 3D. MAS TODAS ELAS TEM CENAS EM 3D QUE VALEM A PENA SEREM VISTAS!



Postado por Peterson-Kun

0 Response to Animação 3D: Arte Ou Coisa de Quem Não Sabe Desenhar? (Parte 2)

Postar um comentário